PARTICIPE

Para participar do CISV, basta ter interesse e participar da reunião dE FAMÍLIAS NOVAS

PERGUNTAS FREQUENTES

SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CISV CAMPINAS

A Diretoria é remunerada?
Não. Todo trabalho no CISV Campinas é realizado por voluntários. Ninguém é remunerado, a não ser que seja funcionário. O CISV Campinas não tem funcionários.

A diretoria tem metas anuais?
Sim, suas metas são definidas a partir do planejamento estratégico do CISV Internacional, as quais foram desdobradas para o CISV Brasil e por sua vez desdobradas pelo Chapter. É importante dizer que o CISV Campinas pode ter metas próprias de acordo com suas necessidades, desde que não conflitantes com as do CISV Brasil ou Internacional.

Como é a hierarquia e a estrututa do CISV?
O CISV tem estruturas de governanças diferentes em seus diversos níveis: internacional, nos países (ou Associação Nacional) e nos Chapters. A estrutura no CISV Campinas é composta de Diretoria Executiva (Presidente, Vice Presidente, Tesoureiro, Diretores e Secretaria) e Diretoria Expandida (que compreende também as Coordenações de cada programa, de Treinamento, Famílias, Risk, Hosting, Acampamento Local, Comunicação, Junior Branch e Lojinha). Os dois representantes do Juniro Branch (JB) tem assento na Diretoria Executiva.

Como é constituído o CISV Campinas?
O CISV Campinas tem uma Diretoria Executiva, uma Diretoria Expandida, um Conselho Fiscal, o Junior Branch e seus associados (famílias e líderes).

Como o CISV se mantém financeiramente?
Somos uma organização sem fins lucrativos, e investimos nossos recursos no desenvolvimento e realização dos nossos programas, elaborando conteúdos educacionais,  capacitando de voluntários através de treinamentos, realizando eventos para promover a amizade. 
As contribuições dos associados, seja na forma de semestralidades, das taxas dos programas e/ou eventos, ou qualquer outro tipo de apoio financeiro ou material dos associados e parceiros, garante que o CISV Campinas continue em plena atividade.

De quanto em quanto tempo a diretoria é renovada?
A Diretoria Executiva é renovada a cada dois anos através de eleição, segundo regras do estatuto do CISV Campinas. A Diretoria Expandida  pode ser renovada a qualquer tempo dependendo da disponibilidade do voluntário que cumpre a tarefa específica.

O CISV Campinas tem uma sede? Onde?
Os programas de CISV são organizados e conduzidos quase inteiramente por voluntários. O CISV Campinas não tem sede fixa nem escritório, portanto funciona nas casas dos voluntários e aluga alguns espaços para treinamentos, eventos, reuniões. Também contamos com a ajuda de voluntários que conseguem que façamos alguns eventos gratuitamente em espaços especiais.

Como posso entrar em contato com a diretoria?
Acesse a seção CONTATOS do site e mande-nos um mail. 

Como posso me associar ao CISV?
Você deve entrar em contato com o Comitê Famílias, pelo email familiescpq@cisv.org.br. Eles entrarão em contato com os interessados, passarão todas as informações importantes que envolvem a associação ao CISV e farão todo o processo de inclusão das novas famílias.

Quais são as formas de associação?
De acordo com nosso Estatuto os associados contribuintes podem ser cadastrados como:

(a) família, composta por duas pessoas ou mais, que sejam pais e filhos solteiros ou irmãos; ou

(b) individual, correspondente àqueles com mais de 16 anos que não façam parte de uma família já associada.

Como funciona a cobrança de semestralidade?
A semestralidade é válida para o semestre corrente, independente do momento que foi realizado o pagamento. Estar com os pagamentos em dia é imprescindível para participação em nossos programas educacionais e outras atividades locais, como acampamentos locais e treinamentos.

 

SOBRE PROGRAMAS

O número de participantes por programa é sempre o mesmo?
Não. Cada programa tem o número pré-definido de participantes, conforme especificado no seu Guide (ou manual). Consulte os Guides na página Biblioteca no nosso site.

As famílias Cisvianas de outras cidades e países vão cuidar bem dos meus filhos?
Elas são nossas melhores referências no local do programa. Como todas as famílias são CISVianas, temos a certeza que conhecem as regras do CISV e que irão dar aos nossos filhos(as) aquilo que gostariam de receber para os seus filhos quando vierem ao Brasil.

Existem programas nacionais ou apenas internacionais?
A cada ano o CISV Campinas envia participantes para programas nacionais e internacionais. A quantidade e tipo de programas varia a cada ano.
A distribuição dos convites para participação em programas internacionais é realizada pelo CISV Brasil, depois que o CISV Internacional distribui os programas para os países. A distribuição dos convites para participação em programas nacionais é realizada pelo CISV Brasil, mediante negociação entre os dez chapters brasileiros.

A criança ou jovem pode ir para um programa sem ter participado das reuniões preparatórias desse programa? 
Não. A participação em um programa é uma opção do participante e sua família. Mas, ao fazer esta opção, o participante e sua família assumem alguns compromissos, entre eles o de participar das reuniões preparatórias.