EDUCAÇÃO PARA A PAZ

O CISV é uma organização de Educação para a Paz com ações que visam um impacto positivo no mundo.

 O que significa “Educação para a Paz”?

A Educação para a Paz nos fornece as Atitudes, Habilidades e Conhecimentos (em inglês, Attitudes, Skills and Knowledge – ASK) que precisamos para nos tornarmos agentes de transformação, tanto local quanto globalmente. Em outras palavras, como nos tornarmos Cidadãos Globais Participativos.

Considera as questões globais e locais, relevantes a todos os países, e reconhece que a Paz pode significar muito mais do que a ausência de guerra. A Educação para a Paz nos encoraja a enxergar desafios e nos ajuda a compreender:

– nossa própria identidade em relação à comunidade local e global

– os direitos humanos, assim como formas de exploração e injustiça

– conflitos, e como podem ser causados, prevenidos e resolvidos

– soluções sustentáveis para questões ambientais e de desenvolvimento

Ter a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas e experiências de vida também pode exercer um papel importante na Educação para a Paz. Isto nos encoraja a examinar os nossos próprios valores e atitudes, o que nos ajuda a expandir nossas perspectivas sobre o mundo. Além disso, contribui para apurar a percepção que temos sobre nós mesmos e em relação aos outros.

A Educação para a Paz considera tanto os conflitos locais como os globais, entendendo que a paz pode significar muito mais do que a ausência de guerra.

É uma maneira de se aprender sobre problemas que aparentam ser a raiz de injustiças sociais e de conflitos.

O propósito por trás da Educação para a Paz é desenvolver atitudes, habilidades e conhecimentos necessários para realizar mudanças positivas; em outras palavras, ajudar indivíduos a se tornarem Cidadãos Globais Ativos.

 PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS

Nossos Princípios Educacionais fazem a conexão entre o nosso Propósito e o nosso foco na Educação para a Paz.

  • Nós apreciamos as semelhanças entre as pessoas e valorizamos as suas diferenças.
  • Nós apoiamos a justiça social e a igualdade de oportunidade para todos.
  • Nós encorajamos a resolução de conflitos através de meios pacíficos.
  • Nós apoiamos a criação de soluções sustentáveis para problemas relativos ao nosso impacto uns sobre os outros e sobre o meio ambiente.

 Aprendizado Experiencial

‘Aprender fazendo’ é uma maneira simples de aprender pela experiência direta, ao invés da leitura de livros ou assistindo a palestras. É característico em todos os Programas do CISV e você pode ter ouvido referências a este processo como ‘Aprendizado pela Experiência’.

Passo 1 Fazer: uma atividade de Educação para a Paz

Passo 2 Refletir: sobre quais ASK você aprendeu nesta atividade

Passo 3 Generalizar: como este novo aprendizado pode ser aplicado em diferentes contextos

Passo 4 Aplicar: seus ASK em ações concretas.

Algumas vezes a parte ‘Aplicar’ do processo tomará lugar dentro de um Programa do CISV, o que é ótimo. Contudo, muitas vezes, o processo leva mais tempo ou a oportunidade certa para aplicá-lo só surge depois do Programa.

 Pesquisas e Parcerias

O CISV tem dois outros modos importantes de contribuição para o trabalho que visa um mundo mais justo e pacífico.

Um deles é através da busca de parcerias com outras organizações para trabalharem juntas em projetos com objetivos comuns.

O outro modo é a realização de pesquisas que contribuem para a construção do conhecimento de Educação para a Paz e a sua transmissão efetiva.

As quatro área de conteúdo do CISV

O CISV trabalha com quatro áreas de conteúdo de Educação para a Paz, que estão relacionadas aos quatro Princípios Educacionais, fazendo uma conexão muito clara com o propósito do CISV.

Explora a identidade do indivíduo e nos leva a questionar a nossa postura tanto dentro das nossas próprias comunidades quanto na comunidade global.

Considera como os direitos humanos afetam cada aspecto de nossas vidas e como as violações desses se encontram na raiz de problemas como a pobreza, a violência e a ilegalidade.

Busca de métodos integrados para promover o bem-estar social e econômico, enquanto protege o meio ambiente através do uso responsável dos recursos naturais.

Ajuda a entender como os conflitos podem surgir deliberadamente ou de outra forma, e o que pode ser feito para alcançar uma resolução pacífica.

Essas quatro áreas de conteúdo  são apresentadas e discutidas nas atividades e programas do CISV, seja de forma exclusiva ou relacionadas entre si, sempre respeitando as competências e habilidades de cada faixa etária.  

Isto permite a flexibilidade necessária para garantir que as questões tratadas são interessantes e relevantes a todo o grupo e que vão ao encontro dos nossos objetivos educacionais.